A Virgin Among the Living Dead por Jean Rollin


Entre as mutilações mais famosas dos filmes de Jess Franco, constam os inserts realizados por Jean Rollin para Christina, princesse de l'érotisme (1971).

Na década de 1980, a popularidade dos filmes de zombies, que existiam sem caracterização e de forma abstracta no material original mas que precisavam de ser enfatizados, vem apelar para uma nova remontagem de Christina, princesse de l'érotisme. Com Le lac des morts vivants (Zombie Lake, 1981), Jean Rollin já tinha realizado um argumento de Jess Franco. Inicialmente, estava previsto que Franco assumiria a direcção e Rollin, insatisfeito com o resultado final, acabaria por não assumir a paternidade do projecto. Para Christina, princesse de l'érotisme, os produtores pediram que Rollin filmasse uma nova cena com zombies, em que o próprio realizador participa como actor, como parte de um grupo de mortos que sai da terra para aterrorizar a protagonista. Bem construida e muito divertida, se vista isoladamente, com o cabelo da actriz que substitui Christina von Blanc a tapar-lhe a cara para não ser reconhecida, mas que perde pertinência quando usada como insert no filme de Franco. Esta nova versão ficaria conhecida por Une vierge chez les morts vivants ou A Virgin Among the Living Dead, conforme o mercado. Para um lançamento em VHS, a Wizard Video realizou um óptimo trailer (se esquecermos tudo o que sabemos sobre o material original), composto pelas imagens de Jess Franco e a música de Bruno Nicolai, relativos aos créditos originais, e os inserts de Jean Rollin (ver aqui o trailer, descoberto pelo nosso parceiro My Two Thousand Movies). A proposta dos distribuidores aponta A Virgin Among the Living Dead como o filme que Christina, princesse de l'érotisme, claramente, não é.

O cut original de Christina, princesse de l'érotisme, com setenta e nove minutos e sem grande parte dos cortes e inserts, continua a ser a única versão que Jess Franco considera sua e um dos seus títulos favoritos (mais aqui).



Inserts de Jean Rollin para Christina, princesse de l'érotisme (Jess Franco, 1971)



A iniciativa Jess Franco: Um Mapa resulta de uma parceria entre os blogues My Two Thousand Movies e there's something out there.

 //

Sem comentários: