Opening: Sleepy Hollow



Sleepy Hollow (Tim Burton, 1999), imagem da rodagem



Não é o fracasso de Dark Shadows que mancha a obra imensa de Tim Burton. Mas, temos de admitir que, ultimamente, tem andado longe da mestria que lhe conhecíamos. Sem contar com as animações, é necessário recuar até 1999 para lhe encontrar um grande filme e a sua última obra-prima. Falamos, é claro, de Sleepy Hollow (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça). Na sua terceira colaboração com Tim Burton, Johnny Depp veste a pele de Ichabod Crane, um investigador policial que vê o seu racionalismo desafiado, quando é enviado para Sleepy Hollow, para desvendar o mistério de várias mortes causadas por um cavaleiro sobrenatural que rouba a cabeça das suas vítimas. Os fabulosos ambientes do filme foram criados artesanalmente em estúdio, sem a tentação da utilização do tratamento digital, criando uma fantasia que tanto vai beber aos clássicos da Hammer, como a algum Mario Bava. Num comentário publicado na revista Cahiers du Cinema, Burton afirmou que na preparação do filme teve em conta o trabalho dos realizadores de cinema de terror e de série Z, que, muitas vezes, utilizavam os mesmos cenários, destruindo-os e reconstruindo-os, com a intenção de os conduzir a uma reciclagem que tinha tanto de artesanal como de criativa. Sigamos o link abaixo, para rever os créditos iniciais do filme e espreitar os seus cenários. //

4 comentários:

Sam disse...

Antes de mais, parabéns pelo excelente blog - está a ser uma descoberta imensamente agradável.

Não resisti em comentar este post, relativo ao Sleepy Hollow, visto partilhar da tua opinião de tratar-se de "um grande filme" e, sem dúvida a "última obra-prima" de Tim Burton. É um dos filmes da minha vida!

Cumps cinéfilos.

there's something out there disse...

Muito obrigado pelo interesse e pelos amáveis comentários.

Quanto ao Tim Burton, depois dos últimos filmes, já estamos a começar a perder a paciência. Esperamos que em Outubro, com o Frankenweenie, possamos reavaliar a nossa posição.

Cumprimentos e, mais uma vez, obrigado pelas visitas.

Loot disse...

Junto-me a vocês, muitas vezes este filme é posto de lado injustamente.

Também gosto do Big Fish, mas prefiro este e nunca tinha pensado se este seria a "última obra-prima" de Burton. É bem possível é (fora da animação que ainda não vi o frakenweeny, só a curta que lhe deu origem)

there's something out there disse...

Obrigado pelo comentário. Já passaram muitos anos e o Tim Burton abraçou uma deriva tecnológica que nos faz, apenas, sonhar com os seus filmes mais antigos.

Cumprimentos.